Mapa da produção artística independente

Mapa da produção artística independente

Não sabe por onde começar o seu projeto? Esse artigo é para você.

Cada vez mais aumenta-se o número de artistas que sentem a necessidade de expor a sua visão de mundo e transmitir a sua mensagem para a maior quantidade de pessoas que puder. Você se inclui nesse grupo?

Pois saiba que, com as infinitas possibilidades de pesquisa e compartilhamento que a internet permite atualmente, muitos buscam realizar a sua produção artística de forma independente. 

Isso pode se dar por fatores como a busca por autonomia na autoria do próprio projeto e até como uma maneira de economizar financeiramente.

Independente do seu estilo de arte, todo projeto tem como pressuposto uma ideia.

As ideias surgem como em um passo de mágica? Bom, por mais que muitos dos momentos “Eureka” nos façam acreditar que sim, na verdade elas são frutos de todo o conjunto de vivências de um sujeito. Tudo o que uma pessoa viu, ouviu e viveu faz parte de um vasto repertório que fica armazenado dentro do inconsciente, apenas esperando uma oportunidade para emergir à luz em forma de uma ideia brilhante. 

Você, como artista, muito provavelmente já tenha passado por algum momento como esse. Ou vários momentos como esse. Mas, e depois que a ideia surge? Quais são os próximos passos?

A seguir, veremos um guia para realizar a sua produção artística independente de maneira assertiva.

Primeiros passos – hora da pesquisa

cropped view of businesswoman using digital tablet with Google website

Pesquise coisas relacionadas ao assunto que deseja abordar no seu projeto. Importante que nunca seja com a intenção de copiar ninguém, mas com o intuito de continuar agregando novas inspirações para os momentos “Eureka”. 

Outra maneira de expandir o leque de possibilidades para a sua produção, é conversar com algumas pessoas que confie e ouvir o que elas têm a dizer. Só tenha cuidado com os pessimistas, tá? Eles te darão opiniões com base nos medos deles que não precisam ser necessariamente os seus.

Agora que a sua ideia está melhor estruturada – parta para a ação!

Este é o momento onde é possível que bata um certo desespero, afinal de contas, são muitas coisas a resolver até uma produção artística independente obter o seu sucesso.

Para te auxiliar nesse processo, eis aqui dois modelos de planos de ação que vão facilitar (e muito) a sua caminhada. Pense neles como mapas para o seu tesouro.

Objetivos "SMART"

O método SMART é uma ferramenta muito clara com o único objetivo de potencializar os seus resultados. A palavra smart significa inteligente em inglês, mas na verdade ele tem esse nome por ser um acrônimo, onde cada uma das letras significa uma palavra diferente.

Clique para receber sua cópia gratuita de SMART GOALS

 

S – Specific – Específico – saiba exatamente o que quer produzir. 

— Quanto mais detalhes na hora de escrever o briefing do seu projeto, melhor é para você e todas as pessoas que te auxiliarão. Isso trará mais clareza se alguns momentos de dúvida porventura aparecerem.

— Outra maneira de ser específico é não traçar um plano de ação muito vago. Divida o seu objetivo em metas e, se possível, em micro-metas.

M – Measurable – Mensurável – uma forma de medir os seus resultados

— Defina indicadores chave para medir os seus resultados. No caso de um projeto, podem ser a quantidade de palavras escritas por dia, quantidade de pessoas com quem entrará em contato, números de seguidores nas redes sociais e etc.

A – Attainable – Atingível – avalie a viabilidade

— Se não for possível alcançar, não haverá interesse na execução e você se manterá desmotivado. Comece onde os seus pés alcançam, comemore as suas pequenas conquistas e vá aumentando a sua estrada.

R – Relevant – Relevante – identifique os impactos do alcance de suas metas 

— Defina metas que realmente te levem ao seu objetivo final.

T – Time based – Temporal – estabeleça prazos

— Não adianta, trabalhamos com maior comprometimento quando temos prazos a cumprir. Principalmente quando esses prazos estão aliados a compromissos públicos, ou seja, onde mais uma pessoa além de você tem ciência dele.

Planejamento 5W2H

5W2H é uma ferramenta de planejamento estratégico. Com ela você organiza seus próximos passos e pensa sobre soluções para alcançar seu objetivo. Tudo numa simples folha de papel.

Clique para receber sua cópia gratuita de 5W2H

Este método consiste em responder 7 perguntas cruciais para te auxiliar a direcionar o seu projeto. 

– What? – O que será feito?

– Why? – Por que será feito?

– Where? – Onde será feito?

– When? – Quando será feito?

– Who? – Por quem será feito?

– How? – Como será feito?

– How much? – Quanto vai custar?

Procure ter a ajuda de pessoas

Independentemente do método que escolha para o seu plano de ação, tenha em mente que está tudo bem precisar de ajuda. Tenha aliados ao seu lado, que acima de tudo respeitem o seu projeto e a sua identidade e que possam agregar com habilidades que talvez você não esteja tão familiarizado. 

Por exemplo, para auxiliar a produção artística independente de uma banda é interessante (quiçá indispensável) a contratação de um produtor musical. É ele o responsável por absorver a personalidade musical do artista e transformá-la em algo vendável para o público ao qual se propõe. 

Tanto na música quanto em outras áreas da arte, há também quem procure por produtores artísticos, também chamados de empresários, que direcionam a sua carreira de acordo com o mercado. Ajudam na postura pública, trazem referências e sempre apresentam os artistas para pessoas influentes.

Extra

Este podcast é uma aula sobre produtividade e estratégia para artistas viverem de arte. Entenda o poder de um checklist, softwares de produtividade e como criar um objetivo que você consegue alcançar. 

Aposte no networking

Por falar em pessoas, não importa se você tem a possibilidade de ter um produtor artístico ou não, sempre busque ampliar o seu networking, ou seja, a sua rede de contatos. Siga seus perfis nas redes sociais, se coloque disponível querendo aprender, compareça a eventos (quando a pandemia acabar) e faça amizades. E, claro, segure a ansiedade para não ser inconveniente, senão o tiro que poderia ser certeiro sairá pela culatra.

Cuidado com os feedbacks

Claro que, como o seu objetivo é tornar público o seu projeto, quanto mais pessoas gostarem dele, melhor será. Mas tome cuidado com algumas opiniões que não lhe acrescentarão muita coisa a não ser frustração. Lembre-se que o feedback tem mais a ver com o estilo da pessoa que opina do que efetivamente com a sua produção. Leve em consideração pontos que sabe que pode melhorar. 

Em resumo, o recado aqui é: tenha clareza das suas ideias (escrever sobre elas é muito importante), divida-as em metas palpáveis, procure ajuda quando achar necessário e, tenha o que se chama de “consistência da persistência”. Só chega lá quem persiste incansavelmente naquilo que acredita.

Giu Mallen

Giu Mallen

Cantora, bailarina, produtora, locutora, escritora. Apaixonada pelo trabalho com palavras, ditas ou escritas, desde que sejam construtivas e transformadoras na vida de alguém.

Compartilhe!

OBJETIVOS "SMART GOALS"

O PDF gratuito será enviado para o seu email.

Planejamento 5W2H

O PDF gratuito será enviado para o seu email.

Assine nossa coleção mensal de artigos, videos e ferramentas para seguir nessa jornada!

É Free!

Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você e disponibilizarmos mais conteúdos e ofertas. Caso você não queira mais receber os nosso emails, cada email que você receber, incluirá ao final, um link que poderá ser usado para remover o seu email da nossa lista de distribuição.

Para mais informações, acesse:http://vivendodearte.com/politica-de-privacidade/