Quem-é-vc-01

Como descobrir meus talentos?

“Os talentos de cada pessoa são permanentes e únicos”. Ok, Mas como descobri-los?

Gostei bastante do teste do Instituto Gallup e fiquei muito impressionado com os detalhes do meu resultado. Eles fizeram um estudo de 30 anos e foi esse estudo que deu origem ao livro “Descubra seus pontos fortes”. Para fazer o teste você precisa comprar o livro físico ou ebook e depois fazer o teste online.

Outra opção para iniciar esse processo é fazer o teste gratuito de personalidade ou responder as perguntas abaixo. ?

 

1) O que você gosta e gostava de fazer

Um dos pilares do talento é descobrir o que você gosta/gostava de fazer.

  • Quais atividades você faz com muita facilidade?
  • O que as pessoas elogiavam em você quando criança?
  • E hoje? O que você faz bem?
  • Em qual assunto você se “perde” conversando? Sobre o que você fala?
  • O que você faz/faria de graça para os outros?
  • Ah, se eu pudesse eu ___________

 

2) A velocidade do aprendizado

A velocidade do aprendizado indica claramente que suas redes de neurônios estão desenvolvidas para aquela atividade. Isso significa talento! Identifique quais assuntos você aprende rápido e anote.

Importante: Se existe algo que você ama fazer mas sente dificuldade de executar isso não significa que não tenha talento para a coisa. Outros fatores podem estar relacionados como crenças limitantes e repressões alheias. Veremos isso em outro post, no futuro.

 

3) O que você ama fazer

Mais importante do que fazer algo bem, é se sentir bem fazendo aquilo. A cabeça, o emocional e o prazer são os melhores termômetros. O cérebro dispara diversos hormônios de satisfação quando você está usando continuamente seus talentos (redes de neurônios fortalecida). Fez algo e perdeu a noção do tempo. Sentiu-se leve depois de uma atividade. Ficou com o corpo cansado, após horas de trabalho, mas extremamente feliz? Anote.

 

4) O Ambiente e os Materiais

Os lugares que você mais gosta de ficar também estão relacionados com os talentos. O ambiente de trabalho perfeito é a oficina do talento. Para mim, por exemplo, um estúdio de gravação tem uma energia sensacional. Poderia ficar horas e horas por lá. Parece que nasci ali.

Outro fator importante são as ferramentas. Elas também são um ótimo indicativo dos seus talentos. Por exemplo, sei que qualquer ofício relacionado ao violão me daria satisfação. Através desse objeto eu posso aprofundar quais talentos estão desenvolvidos em mim.

 

5) O que você faria de graça?

Talvez você já faça algo para alguém sem cobrar ou tenha um hobby que leva a sério. O importante é identificar o que faz ou faria sem preocupação com o resultado financeiro.

 

6) Se você ganhasse na loteria mas só pudesse gastar com cursos, o que você escolheria fazer?

Estudar os temas que temos habilidade é o perfeito indicativo de nossos talentos. Quais são os temas que procura com frequência na internet? Quais são os cursos que gostaria de ter mais tempo para fazer?

 

7) Quais livros ou revistas você vê na sua estante (ou quando vai na livraria)?

Tenho muitos livros que comprei e ainda não li e outros que leio com frequência. Mas independente disso sei que são importantes para mim. Por que eles são importantes?

 

8) Padrões de comportamento

Repetição é a lembrança constante de que seu talento está “pedindo” para ser usado. Observe se, durante a vida, você sente prazer fazendo coisas parecidas.

 

Qual a diferença entre talentos e pontos fortes?

OK, agora que sabemos os talentos que foram literalmente construídos em nosso cérebro, vamos nos aprofundar mais para entender como eles são potencializados.

O talento se demonstra na forma de agir, pensar e sentir. Quando combinamos esse talento com conhecimento e técnica, transformamos ele em um ponto forte.

Um exemplo que o livro dá é o seguinte: “… ser capaz de confrontar os outros é um talento, enquanto a capacidade de ter êxito em vendas é um ponto forte. Para persuadir os outros a comprarem seu produto, você precisa combinar seu talento com o conhecimento do produto e certas técnicas de venda”.

O talento é o ponto de partida. Quando o talento é aprimorado com técnicas e conhecimento ele se transforma em ponto forte e torna-se uma marca de sua personalidade. Como um pilar, uma mola ou turbina que nos impulsiona a realizar melhor e mais rápido tarefas específicas.

Quando você constrói sua vida com base nos seus pontos fortes você chega mais fácil e mais rápido ao seu objetivo final. Então esse é o caminho:

  • Identificação do seu talento
  • Busca de conhecimento/técnicas para aprimorá-lo

Ninguém te segura se você está aprimorando o que faz de melhor. 

Você pode se tonar muito bom em algo que não tem talento mas lembre-se que seu cérebro possui “estradas” já construídas que você pode (e deve) utilizar para executar ações com maior facilidade.

Você pode utilizar um talento de tantas formas diferentes. Dança, por exemplo,  pode ser usada com ferramenta de comunicação, ferramenta para o bem estar, entretenimento, tratamento medicinal e ou simplesmente uma expressão corporal. Abra a cabeça para reutilizar ou reaproveitar seu talento. A única forma de descobrir novas aplicações para seu talento é: EXPERIMENTANDO.

Invista em todas as faces do seu talento, teste, associe a outras disciplinas, e pesquise os resultados que isso gera.

Quando colocamos nosso toque pessoal em nosso trabalho e aprimoramos nossas qualidades ninguém se compara, ninguém nos segura. Somos únicos!

Compartilhe!

Assine nossa coleção mensal de artigos, videos e ferramentas para seguir nessa jornada!

É Free!

Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você e disponibilizarmos mais conteúdos e ofertas. Caso você não queira mais receber os nosso emails, cada email que você receber, incluirá ao final, um link que poderá ser usado para remover o seu email da nossa lista de distribuição.

Para mais informações, acesse:http://vivendodearte.com/politica-de-privacidade/